Você é Jovem Ainda e Sempre será.

Você é Jovem Ainda e Sempre será.

Uma reflexão, para que possamos olhar mais para nossa criança interior, viver mais como se não houvesse o amanhã e ainda nos permitirmos experiências inovadoras, conhecendo mundos ainda desconhecidos, mesmo que este mundo seja tomando banho de chuva, se lambuzando com sorvete, deitando na grama, ou ainda, andando no carrossel.

O que você pode fazer, hoje, agora mesmo, para aproveitar mais cada momento da sua vida e ser mais feliz?_____________________________________________________

Esta semana presenciei um evento que jamais imaginei que aconteceria. Durante as festas de carnaval, meus pais e minha avó vieram passear na minha casa, onde moro com minha família, no interior de SP.

Em uma das nossas programações de passeios e curtição, fomos para o Shopping de Campinas, onde pretendíamos tomar sorvete, café, comer churros, e olhar as vitrines.

Passando por um dos corredores do Shopping, nos deparamos com um brinquedo bem antigo, do meu tempo de infância, mas que para uma pessoa em especial da família, era tão antigo que representaria uma mudança em sua vida.

O brinquedo que me refiro é aquele fantástico carrossel, repleto de cavalinhos que sobem e descem juntamente com uma música de fundo e um jogo lúdico de cores e luzes.

Minha avó, já com 84 anos de idade e tendo sofrido ao longo de sua vida 3 derrames, levando hoje como consequência um Alzheimer, ao se deparar com o iluminado e movimentado carrossel, disse sem pestanejar: “Nossa, que lindo esses cavalinhos, eu nunca andei em um desses em toda a minha vida”.

Meu pai, ainda em tom de brincadeira com a sogra convidou-a para andar no brinquedo, dizendo que iria acompanha-la lá dentro, ao lado do cavalinho.

Claro que pelos primeiros 5 minutos ela se recusou a tal aventura, “onde já se viu uma senhora na minha idade andar neste brinquedo, isto é só para crianças”.

Após insistência da parte do meu pai, e do incentivo da minha esposa, ela cedeu a adorável brincadeira infantil, e mergulhou, ainda com receio do que estaria por vir, na aventura mais inusitada e infantil de sua vida: um belo e agradável passeio no carrossel.

Quando entrou no brinquedo, estava apreensiva, receosa, procurando causas e desculpas para não estar ali, mesmo quando seu lado interior mais infantil dizia o contrário, “este cavalo é muito alto, não consigo subir; vai girar muito rápido e vou ficar com tontura; vai balançar e vou cair, as pessoas vão rir de mim, etc”.

Todos estes argumentos representavam uma criança com medo do desconhecido, mas ainda sim, com uma vontade enorme de se aventurar e descobrir o desconhecido.

O medo não dominou sua iniciativa e ela se entregou ao maravilhoso passeio curtindo cada segundo como se o mundo fosse acabar ali mesmo, naquele instante.

Pude ver de fora do brinquedo a alegria em seu rosto, uma expressão mista de medo e euforia, alegria e preocupação, mas, o sorriso aberto, mostrando todos os dentes já em dentadura, deixavam claro que ali, naquele instante, naquele exato momento, jorravam emoções de realização, de uma criança interior feliz, e, pela primeira vez na vida, vivendo como se não houvesse amanhã.

As pessoas que passavam ao redor do brinquedo paravam para observar e comentar sobre a jovem senhora se aventurando em uma rápida, mas significante brincadeira infantil. Teve aquele que sorriu de volta, teve quem filmasse, teve quem brincasse junto com seus parentes, fazendo piadas como quem diz: “Tá vendo, você ainda reclama da vida”? Bem, mesmo com as pessoas parando em volta do brinquedo e comentando o fato inusitado, eu não perdi um segundo sequer desta experiência, pois, caso ela se esqueça em algum momento de tal aventura, todos poderemos recontar a experiência com uma riqueza de detalhes e informações, contribuindo para que seu cérebro busque em suas memórias o fato mais marcante de sua idosa jovialidade.

Sinto-me feliz e abençoado, por ter passado grande parte da minha infância e juventude ao lado desta avó, que mesmo cansada pela idade avançada, nunca deixou de estar presente em nossas reuniões familiares, que sempre pergunta sobre seus bisnetos, e sobre seus familiares.

Para encerrar esta aventura, deixo uma reflexão, para que possamos olhar mais para nossa criança interior, viver mais como se não houvesse o amanhã e ainda nos permitirmos experiências inovadoras, conhecendo mundos ainda desconhecidos, mesmo que este mundo seja tomando banho de chuva, se lambuzando com sorvete, deitando na grama, ou ainda, andando no carrossel.

O que você pode fazer, hoje, agora mesmo, para aproveitar mais cada momento da sua vida e ser mais feliz?

Aproveite, pois ainda há tempo, você ainda é jovem e sempre será.

3 comentários

Deixe um comentário