Clareza no Caminho (Propósito e Valores de Vida)

Certa vez, ouvi de um grande líder que influenciou muito a minha vida pessoal e profissional que tudo vale a pena quando o propósito é claro e envolvente.

Saber aonde desejamos chegar e estar no futuro torna-se necessário e essencial para empreender esforços e chegar ao tão sonhado objetivo.

Porém, o grande desafio está em manter esta direção clara e envolvente durante toda a jornada, para que nenhum contratempo e imprevistos tirem o foco, baixem a performance ou ainda comprometam o sonho e as metas. 

O filósofo e escritor Mário Sérgio Cortella em sua mais nova obra: Por que fazemos o que fazemos? Diz que: “uma vida com propósito é aquela em que eu entenda as razões pelas quais faço o que faço e pelas quais claramente deixo de fazer o que não faço”.

Para mim, esta questão provocou grande reflexão e inquietude, e poderia levar ainda mais tempo para chegar a uma conclusão plausível sobre o assunto. Decidi então escrever este texto para reforçar alguns pontos sobre a importância do propósito em nossas vidas; considerando vidas, todas as que vivemos, sendo elas: pessoal, profissional, social, familiar, financeira, saúde, relacionamentos, lazer, dentre outras.

Sem colocar em nível ou grau de importância, tenho uma crença pessoal de que todas as vidas devem ser vividas com foco na jornada e no objetivo. Isto pode parecer um paradigma, pois são focos diferentes. Como disse, minha crença pessoal me mostra que o foco na jornada é claramente importante para que eu me esforce e direcione minhas ações ao então objetivo desejado, que está tão perto de mim quanto meus esforços e dedicação.

Sem olhar para a jornada e desfrutar de todos os momentos que ela me oferece não consigo obter referências se estou ou não na direção correta. Já, por outro lado, se não crio a referência de onde desejo chegar, caso chegue lá, não saberia que cheguei.

Portanto, para realizar metas e sonhos, coloco como norte o PROPÓSITO: POR QUE DESEJO O QUE DESEJO? O QUE GANHO SE OBTIVER O QUE DESEJO? QUEM MAIS SE BENEFICIARÁ COM A CONQUISTA DO DESEJO?

Pare e pense um pouco sobre suas vidas: se pudesse mudar algo, o que mudaria? Se algo não está como deseja, como gostaria que estivesse? Existe algo que você possa fazer imediatamente para mudar? Quando pensa no futuro, sabe dizer claramente aonde quer e deseja estar nos próximos 6 meses?

Procuro responder estas e outras questões e utilizá-las como força motriz para o movimento em direção aos objetivos e metas. Com o auxílio de familiares e amigos, durante reflexões e bate papos, certifico que os devidos ajustes são feitos durante a jornada, o que chamo de “trocar o pneu do carro com ele em movimento”, mantendo o foco e melhorando a performance para o objetivo final: A SATISFAÇÃO DO POPÓSITO.

Para encerrar, defino este propósito com uma frase que me acompanha a muitos anos, e tem sido fonte de busca constante: Viver com Plenitude. Procure no seu dia a dia por aquilo que te faz feliz?

O que é para você viver com Plenitude?

Thiago Cury

 

Deixe um comentário