Exemplo de Liderança

Há alguns meses decidi empreender e abrir novamente minha empresa de desenvolvimento e capacitação de pessoas e neste novo formato tenho passado mais tempo em casa e tenho aprendido algo todos os dias que nenhum livro me ensinou ou ensinará: Ser Mãe é a maior e mais desafiadora profissão do mundo.

Estando mais dias em casa, acabo ajudando sempre que possível a Vanessa nos cuidados com as crianças e com as tarefas de casa.

Para você meu amor, eu tiro meu chapéu, curvo em reverência e gratidão por ser esta mãe inspiradora, que sempre traz paciência quando o “bicho pega” entre almoços, mamadeiras, sono e preparos para a escola. Que está sempre de pé quando o pequeno chora em meio a chuva da madrugada, assustado e o choro acordo o irmão que diz “Não consigo dormir com tanto barulho”. Que nunca falta uma comida a mesa, mesmo que seja rápido como arroz com ovo, feito com carinho e muito amor, amor verdadeiro, não apenas o tempero. Que se multiplica em várias na hora do banho com o pequeno desafio de 12 graus noturnos aqui no interior.

Bem, poderia ficar dias e até meses relatando o quão desafiador e cansativo são as tarefas de ser mãe, mas prefiro dizer as competências que tenho aprendido com você que são essenciais para a liderança:

  • Resiliência: Frente a todas as adversidades, nunca se deixa abater.
    • Exemplo: Neste frio os dois filhos ficaram gripados na mesma época e quando um melhorava o outro piorava. Febres, vômitos, hospital e remédios e você estava sempre lá, pronta para sustenta-los com seu amor e carinho.
  • Liderança pelo exemplo: Mesmo cansada pelas longas horas, dias e noites, você nunca deixa de ensinar, educar, sentar e fazer o dever de casa, incentivar a participação nas atividades da escola, se defender das “briguinhas” com os colegas de sala. Você está sempre ao lado dos seus liderados, liderando para servi-los.
  • Gestão do tempo: Com tantas atividades e responsabilidades, não perde nenhuma tarefa nem horário, tudo está sempre cronometrado, e sai na hora certa, o almoço, a janta, a hora da perua da escola, a hora do sono. E nem agenda você usa (aqui preciso aprender mais ainda).
  • Estudo: Mesmo com todas as coisas por fazer, você ainda estuda, lê, participa de 2 grupos de estudo e no final do dia, com um café ou chá compartilha seus aprendizados, descobertas e conhecimentos comigo. Isso quando não fica até as 2:00 horas da manhã estudando e lendo, pois, o dia foi mais corrido do que o normal. (Que exemplo você me possibilita aqui, quando fico um dia sem ler, perco até as desculpas que poderia dar).
  • Delegação: Você ensina e delega as tarefas com maestria e sabe cobrar.
    • Exemplo: Quando você pede para o Arthur (nosso filho) guardar suas roupas, colocar as roupas sujas no cesto, guardar os brinquedos, se trocar, ajudar o irmão, pegar algo que esqueceu no quarto.
  • Dar Feedback: Você verdadeiramente sabe dar feedback com foco em desenvolvimento, sem julgamento, olhando apenas e honestamente o comportamento que deve ser desenvolvido. Você senta, olha no olho, diz aonde errou e como deveria ser feito, dizendo os benefícios em fazer certo e o quanto se ganha agindo assim.
  • Reconhecimento: Sempre que algo é feito corretamente, você reconhece, dá os parabéns, os prêmios e reforça o aprendizado.

Mas a principal competência que tenho aprendido com você é a do

  • AMOR: tudo o que você faz é com muito AMOR. Amor incondicional, amor verdadeiro, amor honesto, amor sem fronteiras e sem medidas, amor para toda hora e situação, amor para o futuro, amor de coração.

Por isso, digo com todo o meu coração que te reconheço como esta pessoa exemplar, integra, verdadeira, corajosa, carinhosa, inteligente e AMOROSA: EU TE AMO e SEMPRE VOU TE AMAR.

Thiago Cury

Deixe um comentário