O EQUILIBRISTA CORPORATIVO – Princípios para Equilibrar a energia e a vida

Com o aumento crescente de tarefas e responsabilidades, a busca pela alta performance surge também no ambiente corporativo. Uma grande questão ronda a mente de grandes atletas e executivos, como posso melhorar os resultados, obter mais foco, energia, engajamento na vida? Como equilibrar a vida pessoal e profissional? Energia de qualidade, novas habilidades e hábitos saudáveis são possíveis neste cenário turbulento?

A resposta para estas questões eu encontrei no livro “Envolvimento Total – Gerenciando a energia e não o tempo”, dos autores Jim Loehr e Tony Schwartz. Eles apresentam o conceito do atleta corporativo, trazendo a tona uma reflexão sobre como aumentar e sustentar a performance, obter melhores resultados e ainda se conectar e envolver em todas as suas atividades e responsabilidades buscando os melhores resultados possíveis.

O envolvimento total foi concebido para maximizar a energia e, simultaneamente, eliminar o esgotamento.

Como isto é possível? Utilizando quatro princípios fundamentais é possível transformar o executivo atarefado em um atleta corporativo.

O primeiro princípio apresenta a composição do ser humano em quatro dimensões sendo elas: Física, Emocional, Mental e Espiritual. Estas dimensões estão conectadas e interligadas.

O equilíbrio dessas energias proporciona uma vida gratificante, produtiva e bem vivida. Logo no primeiro capítulo, ele diz que a energia é o nosso recurso mais precioso, e não o tempo, como muitos acreditam.

Surge então um grande desafio que é gerenciar essas energias de forma mais competente em todas as dimensões. A energia é o que determina a qualidade dos resultados e falando em energia, a física é medida em quantidade (alta e baixa), já a emocional, é medida em qualidade (positiva e negativa), a mental é medida na capacidade em manter o foco e a espiritual medida na força, envolve o espirito, otimismo realista e persistência na busca de um propósito e significado maior.

Para começar uma mudança, o primeiro passo é definir um propósito claro e envolvente junto a uma meta tangível e que impulsione suas ações para a realização do objetivo maior do que a satisfação momentânea. Esta etapa responde a duas perguntas chave: O que quero mudar e Por que quero mudar?

Uma mudança pode acontecer em qualquer uma das dimensões mencionadas acima, como por exemplo, uma mudança na parte física em busca da quantidade de energia ideal para atender as suas demandas, pode começar com a prática de alguma atividade física 3 vezes por semana, colocando o corpo em movimento. Outro exemplo, na dimensão mental, buscando foco, comece a ler um livro, mesmo que algumas páginas por dia, para aperfeiçoar seus estudos e obter mais conhecimento.

Tendo em vista que a capacidade energética diminui com o uso, assim como em qualquer situação de consumo energético aquilo que é gasto necessita ser recuperado. Esta recuperação pode ser feita pela busca da oscilação, sendo este o segundo princípio. Como buscar esta oscilação entre rotinas de reuniões, relatórios, follow-up? Inclua no seu dia, algumas pequenas pausas a cada 90 ou 120 minutos de trabalho.

Agora que já definiu o propósito da mudança, oscilou para recuperar a energia, vamos para o próximo passo. Vamos em busca da superação. Este é o terceiro princípio, expandir a capacidade. Para isso, é necessário atravessar os limites normais das nossas rotinas e buscar o crescimento treinando como um atleta profissional, ou seja, dedicando 90% do seu tempo para preparação e 10% para execução, e não o contrário.

Um atleta profissional, treina, treina e treina mais um pouco, às vezes sete dias por semana, para então, competir por alguns segundos, ainda assim, superando seus próprios recordes, como corredores, por exemplo, em provas de 100 metros rasos.

Sair da zona de conforto requer foco, persistência e determinação. Então, siga em frente!

Uma grande estratégia para sustentar suas mudanças e novas atitudes e comportamentos são apresentados no quarto e ultimo princípio: Crie rituais para agir. Estes rituais são comportamentos que se tornarão automáticos com o tempo e representam a chave para o envolvimento total e o alto desempenho sustentado.

O segredo para o sucesso duradouro está na forma como você administra suas energias. Essa administração permite o aperfeiçoamento e melhoria contínua em todas as dimensões, buscando estar fisicamente energizado, emocionalmente conectado, mentalmente concentrado e espiritualmente alinhado com um objetivo maior do que seus interesses pessoais imediatos.

Thiago Cury

http://www.lidereficaz.com.br

 

Deixe um comentário